Ainda o “Sorraia”...
FT (ou C) envia-nos um mail que adensa a discussão em torno do jornal cá do burgo. Porque somos um espaço aberto que pretende discutir o concelho, transcrevemo-lo:
“PARABÉNS AO BLOG EMBORA POSSA SER DE MUITO MAIS INTERESSE.
A FINALIDADE DOS BLOGS QUANDO APARECERAM, ERA EXACTAMENTE DAR VOZ CRITICA A QUEM NÃO TINHA ACESSO AOS GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO. ASSIM ESPERO QUE SEJA A FINALIDADE DESTE BLOG.
A VILA DE CORUCHE ESTÁ DESDE HÁ MUITOS ANOS SERVIDA POR UM JORNAL LOCAL ( O SORRAIA) DE ORIENTAÇÃO RETRÓGADA E DE MUITA FRACA QUALIDADE.
COMO SE ISTO NÃO BASTASSE OS IDEAIS DESTE JORNAL SÃO DE TAL MANEIRA FASCIZANTES QUE JÁ NEM A MAIS RETRÓGRADA DIREITA DE QUALQUER PAÍS DE TERCEIRO MUNDO UTILIZA TÃO BASICA IDEOLOGIA.
QUERO DIZER COM ISTO QUE O ESTILO DE FAZER JORNALISMO AQUANDO DA SUBIDA AO PODER DO ESTADO NOVO DE SALAZAR E DO QUE SE FAZ ACTUALMENTE NO SORRAIA É MUITO IDÊNTICO.
COMO JÁ TENHO ALGUMA IDADE E LEMBRO-ME DO JORNAL DO ANTIGAMENTE, E QUANDO VEJO HOJE O MESMO JORNAL, AS DIFERENÇAS NÃO SÃO TANTAS QUANTO ERA DESEJÁVEL.
E O MAIS GRAVE É QUE NEM AS MENTALIDADES.
UM JORNAL QUE É ESSENCIALMENTE COMPOSTO POR TAUROMAQUIA E NOTICIAS DA IGREJA ( REACIONÀRIA COMO A DE CORUCHE) É UM JORNAL SEM VIDA, UM MORIBUNDO QUE SOBREVIVE Á CUSTA DE BALÕES DE OXIGÉNIO.
QUANDO UM DIA OS OXIGÉNIOS SE ACABAREM SEMPRE QUERO VER QUAL A FORMULA DE SOBREVIVÊNCIA QUE VÃO ARRANJAR.”