sábado, novembro 29

A nova Grande Reportagem.

Levantei-me cedo para não perder a nova Grande Reportagem. O regresso da revista que se amontoa numa prateleira de casa e que me furtava viagens quase diárias ao quiosque mais próximo nos últimos dias de cada mês, está, de novo, nas bancas depois de um interregno de quase três meses.
As novidades são muitas:
- a periodicidade semanal;
- a distribuição com os diários JN e DN;
- etc.
Estou, no entanto decepcionado. A qualidade da revista baixou assustadoramente:
- a qualidade do papel, uma das marcas da revista, deu lugar a um papel banal que veste qualquer suplemento de jornal;
- do “cartoon” do Luís Afonso, que me roubava todos os meses uma gargalhada, nem sinal de vida (será porque o homem tem o “Bartoon” num jornal concorrente?).
- as reportagens perderam aquela profundidade que faziam da GR uma revista única no imprensa nacional.

Não vou guardar esta nova Grande Reportagem.

sexta-feira, novembro 28

Parabéns...

Então, parabéns ao Poolman

Ora bem ...

O agradecimento dos Ministros das Finanças francês e alemão era de esperar.
Depois dos “Quinze” decidirem não aplicar sanções à Alemanha e à França pelo incumprimento do limite de 3% do défice pelo terceiro ano consecutivo, eis a tão aguardada contrapartida:

- Hans Eichel, Ministro das Finanças alemão – “O ministro alemão das Finanças acusou hoje as autoridades portuguesas de terem colocado o país na recessão, ao terem seguido as recomendações da Comissão Europeia em matéria orçamental. Defendeu ser errado que, por causa das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), um país seja forçado a seguir políticas de contracção económicas”.

- Francis Mer, Ministro francês das Finanças – “destacou hoje, em Bruxelas, que o rigor no cumprimento do défice público leva à recessão económica e dá o nosso país como exemplo”.

O Natal.

O Natal dá uma cor especial à Vila. Apetece sair, deambular pelo centro histórico por entre o nevoeiro que começa a cair ao princípio da noite e contemplar umas iluminações de Natal como Coruche não via há muito.

Desencontros.

Os meus amigos daquele clube que equipa de verde e branco e que joga ali para os lados de Alvalade não me falam. Logo hoje, que me apetece falar com eles. Avisto-os ao longe, acelero o passo, rasgo um sorriso e é vê-los a mudarem de direcção, a procurarem o passeio no outro lado da rua, a tentarem passar despercebidos por forma a que não dispare o alarme da sua presença.
Porque será??

quinta-feira, novembro 27

Hoje vou ler... finalmente...



Manifesto Contra o Trabalho, de Grupo Krisis, numa edição Antígona - Editores Refractários.

Força Passarão!

Sem saber como está o resultado, vou rumar a casa na esperança de acompanhar a segunda parte...

segunda-feira, novembro 24

Critérios...

Contaram-me, no fim – de – semana que passou, mais um episódio que ilustra na perfeição o bom jornalismo que se vai fazendo por Coruche. Num passado não muito distante, a Câmara Municipal promoveu uma visita às obras em curso pelo concelho tendo como destinatários os eleitos na Assembleia Municipal.
Finda a viagem, o jornalista mor cá do reino (interrogo-me se terá carteira profissional) apressou-se na cobertura jornalística do evento, dando cumprimento ao nobre oficio de informar. O resultado do trabalho jornalístico foi auscultar os motivos da não comparência de representantes de uma determinada força política e de um dos poucos deputados municipais de outra presente.
Quanto aos outros (os promotores da visita e os eleitos da outra força que se fez representar em peso) nem uma perguntinha para saber como estava o tempo...
Vai mal o nosso concelho no que à comunicação social diz respeito. Os coruchenses não mereciam uma rádio assim!

sexta-feira, novembro 21

Greve VS Direito = Dever

É inegável que o direito à greve é uma das mais importantes conquistas que todos os trabalhadores do mundo conseguiram.

De igual modo, reconhecemos que essa "arma" costuma ser aplicada para tentar melhorar as condições de vida daqueles que são a base produtora de qualquer nação.
Por tudo isto, de mãos dadas com a nossa "cultura democrática", sou (por princípio) a favor desta forma de manifestação dos trabalhadores e para alguns popular.

Todavia, importa também salvaguardar o direito ao trabalho a todos aqueles que, no livre exercício da sua vontade democrática, não desejem utilizar essa forma de luta e, também, a todos os cidadãos que possam ser impedidos a ter acesso aos seus postos de trabalho por causa de "greves alheias".
Faço, neste momento, este comentário, por via da GREVE NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, que a exemplos de outras se constata que há direitos que colidem com deveres.

Se tenho direito a fazer greve tenho o dever democrático de respeitar quem não queira gozar de um direito, e só por isso o meu dever de deixar gozar o direito ao trabalho de outros.
Isto é DEMOCRACIA e CIDADANIA!

quarta-feira, novembro 19

VII Congresso de Folclore do Ribatejo.

O Salão Paroquial da Igreja de São João Baptista, em Coruche, recebe, este fim de semana, o VII Congresso de Folclore do Ribatejo e o II Congresso Celestino Graça.
De forma resumida, aqui deixamos o esboço do programa.

Dia 21 de Novembro

21.30h – Sessão de Abertura;
Em seguida: Homenagem a Sebastião Mateus Arenque e breve demonstração de instrumentos aconselháveis nos grupos de folclore.

Dia 22 de Novembro

9.30h – Comunicações várias sobre o tema “Tradições”;
11.00h– Comunicações sobre “Danças e Trajes Tradicionais”;
15.30h – Comunicações sobre “Folclore, Etnografia e Turismo”.

Dia 23 de Novembro

9.30h – Comunicações alusivas à “Música”;
15.30h – Actuação dos grupos folclóricos convidados (Rancho Folclórico das Fazendas de Almeirim, Rancho Folclórico Pescadores de Tancos, Rancho Folclórico de Pontével, Rancho Folclórico do Pego, Rancho Folclórico da Glória do Ribatejo e Rancho Folclórico de Santana do Mato).


A organização está a cargo da Região de Turismo do Ribatejo e da Câmara Municipal de Coruche. A vila espera por si.

terça-feira, novembro 18

Educação Ambiental.

Em primeiro lugar, esclareça-se que não somos um blog de cariz político. Em segundo, publicamos na integra o mail que PG nos fez chegar porque somos um espaço aberto a discutir Coruche e, permitam-me que o diga, concordo plenamente com os elogios tecidos à política educativa deste executivo camarário.

“Foi com particular interesse que tive conhecimento que vai realizar-se no nosso concelho, em Coruche, o Seminário Nacional dos Jovens Repórteres para o Ambiente, nos próximos dias 17 e 18 de Novembro. Este programa de Educação Ambiental traduz uma aposta significativa na vertente ambiental pelo actual executivo.
É com orgulho que congratulo a autarquia por estar finalmente a promover a sensibilização ambiental junto da comunidade educativa do concelho e a valorizar o nosso património natural, esquecido há longos anos pelos anteriores gestores autárquicos (felizmente que cessaram funções em Dezembro de 2001).
A promoção do nosso concelho deve ser também dirigida às camadas mais jovens permitindo que no futuro possam orgulhar-se de serem coruchenses e de conhecerem o concelho.”

domingo, novembro 16

Sintomas de Natal.

O frio aperta, rebusco no guarda – roupa por casacos quentes e pelas blusas de malha, a lenha arde apressada e os livros e revistas começam a amontoar-se junto à lareira.
Lá fora, as primeiras luzes de Natal invadem a vila e vestem-na de um colorido distorcido logo que o nevoeiro começa a cair.

quinta-feira, novembro 13

Os amigos...

Obrigado CC, tu sabes porquê...

Viva o telemóvel!

NÃO BOU À INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DO DRAGÃO


Peinto da Costa não passa de um probinciano, de um baidoso e presunçoso e bai ganhando buotos na terra de tuolos que lhe bão dando a indebida atenção.

O Peinto da Costa tem pouco níbel e cuomo se tem bisto não foge nunca da sua boçalidade.

Mas carago...e que tenho eu a bier com essa figura de...
Como cidaduão não me tou cagando porque o Peinto da Brocha tá brincando com o pessoal da pesada e tá-se muesmo a ber que quem bai perder é a democracia se por acaso a política não puoser o boçal na ordem...

O Peinto não cuonbida a 2º figura do Estado porque marcou faltas aos deputados que fuoram a Sebilha e estabam a tentar justificar que era «trabalho Parlamentar» e o Mota perguntou se aos outros trabalhadores do País se tinham justificado as mesmas faltas pelo mesmo motibo de irem a Sebilha...E mais que tem o Bosta a ber cum isto?
O dinheiro do estado também foi para as Antas!!! E das Antas não foi nada para a AR!

O que bale ao Peinto da Bosta é que bão estar 50000 mil palhaços a gritarem biba o Peinto...biba o Peinto!
E o Peinto da Brocha ou da Bosta ri qaundo debia chorar porque o País perde com esta guerra que cuomprou.

Mas não bou estar na festa com medo de o circo fechar quando eu entrasse.

Bibam os palhaços muorcons! Bibam muorcons!
Bocês bão longe...bão...bão.

Pontapés na redondinha.

Por vozes que se fazem ouvir pela vila, parece que a rapaziada da equipa de futebol dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Coruche, numa deslocação ao sempre difícil terreno das Fazendas de Almeirim, com o pavilhão completamente lotado e ao rubro, arrancou uma estrondosa vitória frente à malta do BES/Prossegur (5-2), numa exibição que silenciou as Fazendas e arredores.

À rapaziada os nossos parabéns e votos para que na segunda mão se repita a dose.

terça-feira, novembro 11

Acústico.

Sento-me no sofá junto à janela, olho as nuvens que deslizam como veleiros em águas bravas e recordo canções que há muito não escutava. O novo álbum de Rui Veloso (um acústico) traz-nos, entre outras, O Cavaleiro Andante, Porto Covo e, como não poderia deixar de ser, Chico Fininho.

Sex Shop.

Caros Coruchenses,

o Coruche Blog agenda para amanhã, pelas 10h, uma concentração junto ao hospital velho, mesmo no centro da vila. Em seguida, marcharemos até à nova Sex Shop com o único intuito de velar pela qualidade dos produtos e de aferir se os mesmos não ficam aquém do exigente público coruchense.

Ps: Caros amigos, a marcha é fictícia, pelo que não precisam de aparecer. Já a Sex Shop é uma realidade, está à Rua da Calaçadinha e abriu esta semana.

sexta-feira, novembro 7

A Paixão das espigas.

Aproveito mais um daqueles adiamentos tão típicos do nosso sistema judicial para fazer uma visita às livrarias da capital. Regressar à província tem destas coisas, afasta-nos do contacto directo com os livros, remetendo-nos para as livrarias virtuais, mas que de modo algum substituem o folhear de um livro antes da compra.

No Principio da Atracção, da estreante Teresa Direitinho (confesso que ainda não li uma única linha) despertou-me a curiosidade o céu azul e as espigas douradas que vestem o papel de personagens principais numa capa muito bem conseguida. Não consegui resistir e trouxe-o como companheiro no regresso a casa.

terça-feira, novembro 4

PRAGA NAS ESTRADAS PORTUGUESAS


Há acidentes com feridos graves e muitos mortos.
Todos ficamos estupefactos e horrorizados.
Mas...pensemos que todos tinham carta de condução e estavam habilitados a circular nas estradas de Portugal...mas tiveram acidentes!!!

Vejamos o que falhou e analisemos o que se aprende nas Escolas de condução e de que constam os exames de habilitação para ligeiros.

Conclui-se que o desnecessário está aí. Há que mudar!!!

E agora, digam-me para que serve:
- Saber a altura dos sinais de trânsito? (São as Câmaras e o IEP que têm o dever de cumprir ao instalar sinais de trânsito) Mesmo assim verificamos que há sinais a várias alturas...
- Saber a velocidade dos pesados? (Não é à GNR e à PSP que cabe o dever de fiscalização aos pesados...)
- Saber que os pesados têm que ter sinalizadores luminosos nas partes laterais das viaturas? (Não é à GNR e à PSP que cabe o dever de fiscalização aos pesados...)
- Saber que os ciclistas não podem circular nas Auto estradas?
- Saber que não podem existir nas AE animais?
- Saber as velocidades limites de pesados ou...?

E não faltariam exemplos!

Ensinem o que deve ser ensinado, examinem o que deve ser examinado e...
Ensinem e pratiquem mais e mais, sobre mecânica um pouco, nem que seja o MUDAR O PNEU.