sábado, janeiro 31

O terreno do Montinho do Brito.

Muito se tem falado, nos últimos tempos, na doação do terreno do Montinho do Brito por parte do Grupo Desportivo "O Coruchense" à Câmara Municipal de Coruche.
Até agora o monopólio da discussão tem recaído na validade da escritura celebrada. Não entro por esse campo, já objecto das mais variadas interpretações.
Aventuro-me, hoje, na abordagem da questão sobre outro prisma. Vamos aos factos:
- A Assembleia Geral do Grupo Desportivo o Coruchense deliberou, quase por unanimidade, doar o terreno do Montinho do Brito à Câmara Municipal de Coruche.
Permitam-me a pergunta: - o que motivou o Secretário da Assembleia Geral a reter em seu poder a acta da referida reunião? Que interesses o movem, que levam-no a contrariar a vontade dos sócios do clube? Não se estará aqui perante uma eventual responsabilidade?

São dúvidas que deixo para reflexão.

terça-feira, janeiro 27

Os dias de verão...

Os dias de verão vastos como um reino
Cintilantes de areia e maré lisa
Os quartos apuram seu fresco de penumbra
Irmão do lírio e da concha é o nosso corpo

Tempo é de repouso e de festa
O instante é completo como um fruto
Irmão do universo é o nosso corpo

O destino torna-se próximo de legível
Enquanto no terraço fitamos o alto enigma familiar dos astros
Que em sua imóvel mobilidade nos conduzem

Como se em tudo aflorasse eternidade

Justa é a forma do nosso corpo


Os dias de verão, Sophia de Mello Breyner Andresen

segunda-feira, janeiro 26

Mikki.



Que continues a marcar golos noutros estádios. Cá em baixo, não vamos perder os relatos...

sábado, janeiro 24

Ainda a última edição do Sorraia...

Na última edição do Sorraia despertaram-me a atenção dois artigos. Um, na página 11, termina com seguinte frase – Assim se vê quem “Ama Coruche e Fala Verdade!”. Outro artigo, uma carta ao director, na página 13, termina da seguinte forma – Mas é assim que o PS “Ama Coruche e Fala Verdade.”
O primeiro artigo é do PCP coruchense, o segundo de um leitor que assina como C.R.
Repare-se bem nas frases, ambas no mesmo sentido e com as palavras a começarem por maiúsculas. Coincidências? Ou o PCP agora também é CR? Coincidências, certamente...

O Borda d´ Água e a crítica estética.

As edições do “Sorraia” são, quase invariavelmente, um excelente motivo de post - há sempre algo a merecer comentário e ainda bem.
Dos colaboradores assíduos do jornal, um tal de Borda d`Água é o residente da última página. Um colaborador (a) esforçado (a) que busca em cada edição um toque de ironia. Num dos seus últimos reparos, Borda d`Água aventura-se na crítica estética ao recente painel informativo, classificando-o de “painel de tecnologia digital linear ultrapassadíssimo”. Ó Sr.(a) Borda d´Água, já olhou bem para o design da sua página no Sorraia? A fotografia da vila completamente desfocada e aquelas setas direccionais que já não lembram nem ao diabo?

quarta-feira, janeiro 21

Zapping radiofónico.

Depois do zapping televisivo, dedico-me, agora, todas as manhãs, ao zapping radiofónico.
Entre as 8.00h e as 9.00h, tenho estações de paragem obrigatória em horários obrigatórios. Começo na RFM, passo em seguida pela Comercial para aprender uma nova teoria com o Nilton, seguem-se os sempre certeiros Sinais do Fernando Alves na TSF. Pelo meio, e até onde o sinal permite, ainda dou um salto à rádio cá da terra.

segunda-feira, janeiro 19

A democracia cubana no seu esplendor.

Se não erro na datação, no final da semana que passou o "democrático" regime cubano aprovou mais uma lei sobre o acesso à internet.
Agora, em Cuba, as viagens pela WWW ficam limitadas aos médicos, aos funcionários públicos e ...claro, aos funcionários do PC cubano.
O princípio da igualdade no seu esplendor.

quarta-feira, janeiro 14

Vagas Leves - Rostos do Rio.

A exposição Vagas Leves – Rostos do Rio, patente ao público no Museu Municipal de Coruche, vai sair para a estrada e visitar a freguesia da Erra. A inauguração está marcada para o dia 17 de Janeiro, pelas 15h, no Edifício sede da Junta de Freguesia.
Esperamos que a iniciativa se estenda às restantes freguesias do concelho e a outras actividades culturais.
Como referia o colega J.G. num dos seus últimos posts, “o incremento de manifestações de índole cultural” é uma realidade em Coruche.

sábado, janeiro 10

Centro de Saúde do Couço.

Um amigo chegado que anda nestas coisas da política contou-me, num dos nossos últimos encontros, curiosamente na capital do distrito, que a construção do Centro de Saúde na Vila do Couço iria arrancar ainda no ano de 2003. A garantia fora dada pelo Exmo. Sr. Director Regional de Saúde de Santarém (penso ser esta a designação correcta do cargo), numa das suas últimas visitas a Coruche. Contou-me, ainda, que perante a incredulidade geral, o Sr. Presidente da Câmara procurou confirmar a data adiantada. Mais uma vez, e para surpresa geral, o Sr. Director Regional voltou a ser peremptório e reafirmou a garantia apresentada.
Hoje, em visita ao Couço, passei pelo terreno cedido pela câmara para a construção do Centro de Saúde e nem imaginam o que vi.... imaginam sim...do Centro nem sinal...

Camacho

Volto hoje ao tema do futebol, de Camacho e do meu Benfica. Esperei propositadamente o decurso da semana para não deixar um post a quente, tolhido pelas emoções da humilhante derrota na nova Luz diante do eterno rival da 2ª circular.
Pois bem, parece que a unanimidade em torno de Camacho começa a desfazer-se. Eu, que nunca fui adepto incondicional do espanhol (não o digo apenas agora, já o escrevi antes), há muito que esperava por este desfecho. Camacho esteve tacticamente mal frente ao Sporting e não foi a primeira vez em que esteve tacticamente mal. Mas esperávamos o quê? Basta olhar para o currículo de Camacho como treinador e tentar encontrar os títulos...

quinta-feira, janeiro 8

...PARA MEMÓRIA FUTURA...


"ADEAMUS AD MONTEM FODERE PUTAS CUM PORRIBUS NOSTRUS"

Significado: "VAMOS À MONTANHA PLANTAR BATATAS COM AS NOSSAS ENXADAS"


Estão a ver?
Se tivessem estudado latim não teriam pensado parvoíces!

segunda-feira, janeiro 5

Futebol? Hoje não, obrigado!

Por favor, hoje não me falem de futebol...

sábado, janeiro 3

Mais um...do Chile!

Sentado na sala de espera da Estalagem de Monsaraz, depois da busca incessante dos monumentos megalíticos das redondezas e da felicidade por uma fotografia tirada na viagem de regresso para o almoço (daquelas que acontecem quando menos esperamos e que por norma dão as melhores chapas), leio apressadamente algumas páginas do primeiro livro do chileno Roberto Bolaño publicado em Portugal. Belo presente de Natal este “Nocturno Chileno”, numa edição da Gótica.

Dúvidas.

As recentes notícias sobre novos nomes envolvidos no escândalo da Casa Pia (Jorge Sampaio e António Vitorino), levam o comum cidadão a colocar uma questão, nem que seja no mero foro do seu mais íntimo pensamento. Adelino Granja, no entanto, aos microfones da RTP, fez a pergunta que muitos de nós gostaríamos de ter feito: por que é que dos nomes constantes no processo (referenciados em cartas anónimas ou em testemunhos ou documentos perfeitamente identificados) só saltam para a praça pública os conotados com o Partido Socialista, ainda mais, quando sabemos que referências a figuras de outros quadrantes políticos não faltam no mesmo processo?